29 de set. de 2016

Redes sociais e a Depressão | Piity Manson

Não quero utilizar o blog apenas para postar textos de minha autoria, porque as vezes vemos muitas informações na internet que a grande maioria acaba nem notando ou dando bola, acredito que se eu conseguir focar a atenção de vocês em algumas delas, por mais simples que seja, talvez consiga passar o que sinto. Nesta semana, após a postagem, muita gente me mandou mensagens de apoio e vídeos de incentivo, dentre eles minha amiga Josi (Beijo minha linda <3) me marcou em uma publicação que eu achei necessária postar aqui. Segue abaixo.

"Pessoas com depressão postam coisas felizes nas redes sociais de vez em quando.  Não critique quem esta com depressão e postou uma fotografia dela sorrindo ou comendo em um restaurante bacana. Não diga que a mesma esta fingindo uma doença. Pois sim, depressão é doença e não uma tristeza passageira. Quem esta com depressão não vai postar uma foto ou mensagem dizendo que passou 16 horas dormindo, que não comeu nada o dia inteiro e só bebeu água pra ajudar a engolir os remédios. Não vai falar sobre quando nem conseguiu levantar da cama, não tomou banho e nem ao menos penteou o cabelo. Se essa pessoa conseguiu se arrumar, maquiar-se e sair de casa, com certeza ela vai querer compartilhar isso com alguém e reafirmar pra si mesmo, pois pra ela é uma grande vitória. Se pra você uma grande conquista é adquirir um bem material ou fazer uma grande viagem, pra uma pessoa com depressão, muitas vezes, é apenas conseguir levantar da cama." (Créditos para Ires Furtado)

Quando me deparei com esse texto não pude evitar um suspiro final concordando com tudo, porque aconteceu um fato exatamente assim comigo, meu Instagram é uma forma de refúgio que eu encontrei para me sentir mais bonita, um diário de vitórias, mas mesmo com todo esforço, eu estou tentar me reerguer depois de tantos anos com depressão e tive "ânimo" para começar um cosplay, algo que não fazia a muitos anos, e ter que ouvir que "Isso é drama, se tu tivesse mesmo com depressão não corria atras dessas bostas de cosplay" doeu muito, As pessoas realmente não sabem a dor que palavras causam, e o impacto que elas podem gerar principalmente a quem tem uma doença tão grave e intensa como a depressão. 


26 de set. de 2016

Vivendo com depressão | Piity Manson

Todos nós em algum momento das nossas vidas passamos por algo difícil. Eu, como eu ser humano igual a você também passei, e estou passando. Tenho depressão a mais de 2 anos, comprovado medicinalmente, mas esse não foi o inicio. Nunca falei muito disso aqui ou no canal do Youtube pois era algo muito pessoal, e apesar de eu ser uma pessoa muito aberta e sincera em relação a tudo, existem certos pontos específicos que acabam nos retraindo e mexendo mais conosco. Sempre guardei os sentimentos dentro de mim, escrevia muitos textos e apagava depois, alguns acaba postando no Tumblr, mas nunca exigi publicamente o que se passa dentro de mim, da minha cabeça, desse caos que é a minha vida atualmente. E foi por isso que eu decidi voltar para cá, tenho o blog a muitos anos, fundei em 2012, com o intuito de ajudar as pessoas com resenhas de produtos, videos, tutoriais e muito mais, conheci muitas pessoas incríveis que em ajudaram muito! Mas acho que agora eu preciso tocar mais fundo na ferida e falar de algo que ninguém fala abertamente: Depressão. Ansiedade. Síndrome do pânico. Tenho as três, infelizmente, e a maioria das pessoas acaba achando que é apenas drama, chantagem, chororô atoa, entre muitas outras coisas que já ouvi por conta disso. Depressão não é brincadeira, não é motivo de zuação, não é uma "fase", não é um "chora que logo passa" e muito menos um "ah é só você se esforçar". Depressão é uma doença, um distúrbio do humor que leva à persistente sensação de tristeza e perda de interesse, como diria o amigo Google. E é muito mais comum do que vocês imaginam. É um tipo de tristeza persistente, como algo preso dento de ti ou perda de interesse de algo que tu sempre amou, a depressão grave se não tratada pode levar a uma ampla gama de problemas emocionais e físicos. Pode ser de perder a fome, não conseguir levantar, não conseguir tomar banho, incapacidade de dormir ou de concentração em tarefas. E como muitos devem saber: pensamentos suicidas. A partir de hoje vou usar esse blog como meu diário, sem dias programados para postagens, sem publicidade, sem mentiras, apenas a realidade que eu e muitas outras pessoas passam. Espero que ler isso te ajude da mesma maneira que escrever esta me ajudando!