22 de set. de 2012

História da Maquiagem


Wassup pessoas :3 hoje falarei sobre algo que faz um tempinho que pensei em fazer um post sobre: a história da maquiagem! Quase nenhuma menina e hoje até meninos conseguem viver sem, então, que tal saber sobre como tudo isso começou? Farei um resuminho sobre isso pra vocês ^-^
Bom, temos que voltar láá para o Egito Antigo. Lá foi onde toda essa história iniciou-se. Porém naquela época a maquiagem não servia apenas como um instrumento de vaidade, mas também tinha um grande significado religioso. Para aquele povo, principalmente para as mulheres, destacar a área dos olhos era importante, já que significava a alma da pessoa. E adivinhem quem é a personagem que melhor representa essa época??? Ninguém além da linda Cleópatra.
Então, depois de um tempo, a "arte" foi levada a Roma e Grécia. Lá também fez grande sucesso (na Roma, o ícone foi Popéia Sabina, segunda esposa do imperador Nero).


E naquela época, a pele clara, quase branca, era extremamente valorizada. Tanto Cleópatra quanto a esposa de Nero tomavam banhos de leite, que deixariam suas peles com aspecto mais claro.
Na parte oriental do mundo, falando principalmente sobre o Japão isso também ocorreu. As gueixas cobriam, e muito, o rosto com oshiroi - um pó feito de arroz -, e o resultado não ficava apenas claro, ficava realmente branco. Além disso, as orientais deixavam a bochecha rosada, em formato circular, cílios pretos, com a volta dos olhos avermelhada, e os lábios vermelhos, em formato de coração.
Mas, voltando a nossa história, a maquiagem foi, infelizmente, esquecida na Idade Média. Isso ocorreu principalmente porque a igreja condenava o uso dos cosméticos. Dizia que criava uma falsa beleza e incitava a luxúria. Mas no final do período, com a ascensão da burguesia e assim consequentemente os boticários, o uso tornou-se popular novamente. E então, um tempo considerável depois disso, com a revolução industrial, a maquiagem voltou, e para ficar. No início apenas para as classes mais altas, porém, com o tempo se tornou mais acessível. E hoje? Como disse no início, pouca gente consegue viver sem. 
Então, é bom agradecer aos egípcios hein. Bom, até a próxima hihi :3


Nenhum comentário:

Postar um comentário