3 de out. de 2016

A Decisão de ser Vegetariana | Piity Manson

Sempre que comento sobre o assunto a primeira pergunta que em fazem é “como tu decidiu virar vegetariana e porquê?”, sinceramente eu acho isso muito difícil de ser explicado pois pra mim surgiu como algo natural. Eu nunca fui uma carnívora nata que não consegue fazer uma refeição sem que haja pelo menos uma variedade de carne, sempre comi pois minha família tem tradição gaúcha, então churrasco é algo sagrado. Quando fui morar sozinha, a uns quatro anos atrás, carne foi algo praticamente extinto do meu cardápio. Pois sinceramente eu tinha muita preguiça de comprar e fazer em casa, então acabava comendo mais derivados ou quando saí jantar fora. Nesses anos todos, meu consumo foi muito reduzido, eu sempre admirei muito os vegetarianos pois acredito ser uma causa muito nobre, mas sempre achei que eu não conseguiria. Sempre tive amigas vegetarianas e elas sempre me incentivaram e mostraram os lados bons desse modo de viver e como fez bem a elas. Então a alguns meses atrás quando a depressão voltou com força total eu decidi que começaria a fazer coisas que sempre quis mas nunca tive coragem ou empenho suficiente para tal, dentre elas ser vegetariana estava quase no topo. Então eu comecei, aos poucos, a cortar alguns tipos de carne e derivados. Aproveitei para cortar vários embutidos juntos a isso (presunto, hambúrguer, salsicha, lasanhas congeladas e afins) que além de conter a carne animal também contém muito sódio e substancias nada legais pro corpo. A coisa que deixei para cortar por último foi a carne de frango, pois era a minha favorita dentre todas então foi um pouco mais difícil. Fiquei neste processo cerca de 1 mês, diminuindo um pouco a cada dia a quantidade e produtos até chegar a zero. “Ta mas por que isso?”, com certeza é um pensamento que vem a sua cabeça agora, primeiro de tudo: vocês já chegaram a ver como são tratados os animais nesses matadouros, como são feitos alguns tipos de alimentos, o que eles utilizam para fazer essa salsicha que tu come no hot-dog? Quantos animais são mortos por ano apenas para o ser humano ter ali a sua “mistura”? Não? Então eu convido você a pesquisar sobre, ver vídeos, reportagens, fotos, matérias e até mesmo falar com pessoas que trabalham com isso. Chegou em um ponto que não consegui mais conviver com o fato de milhares de animais estarem sendo maltratados e mortos apenas para eu ter o churrasquinho de domingo, sendo que existem milhões de tipos de alimentos diferentes tão bons quanto para substituir. EU não quis mais fazer parte disso, financiar esta indústria. EU não quis. Não estou aqui para dizer o eu é certo ou errado, e sim os meus motivos, responder o que várias pessoas me pedem todos os dias. “E mudou alguma coisa?”, SIM! Muitas coisas mudaram depois que eu entrei para esse novo mundo, eu me sinto mais leve, vários problemas de saúde melhoraram, a minha consciência esta mais limpa e eu sei que nenhum animal foi maltratado para estar na minha mesa, eu sou uma pessoa totalmente nova, e agora posso finalmente dizer que entendo tudo que minhas amigas diziam. E agradeço imensamente por tudo que elas sempre me falaram, nunca me obrigaram a ser e não é isso que quero nesse texto, apenas mostrar que se VOCÊ quer, você consegue, independente do que queira para a vida. E também pedir respeito, pois como eu não fico criticando e postando textos no Facebook sobre “assassinos” e “carnívoros”, peço que não postem também sobre “vegetais também tem sentimentos”, porque sério gente, acho que todos devemos ter maturidade para poder escolher o que queremos para nossa vida sem que as pessoas se metam nela. 

Nota: Não quero causar brigas ou intrigas com este post, não se sintam ofendidos com o que disse. Este texto é de total autoria minha, é a MINHA opinião e apenas isso. Não estou criticando ninguém e nem tentando atingir alguém em especifico.
Nota 2: No texto digo Vegetariano como termo de modo geral, mas o correto seria dizer ovolactovegetarianos (indivíduos que não consomem nenhum tipo de carne, mas comem ovos e derivados do leite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário