6 de out. de 2016

Lidando com quem tem Depressão | Piity Manson

O assunto de hoje pode ser um assunto complexo e de difícil entendimento para a maioria das pessoas, pois só quem tem depressão sabe como é exatamente, o que ela quer, o que precisa, o que não quer, o que sente e afins. Dizer que vou te ensinar a entender essa pessoa seria mentir, pois não há maneira de entender perfeitamente como alguém se sente. Mas algumas coisas podem facilitar você a entender e muitas vezes a evitar situações complicadas e brigas desnecessárias por falta de entendimento. Segura ai que o texto vai ser longo.

Primeiro de tudo e a mais importante de todas, quem tem Depressão não escolhe ter essa doença (e sim, depressão é doença!) Tratar isso como uma tristeza, drama ou apenas com descaso é um erro gravíssimo, seja namorado, amigo ou familiar da pessoa. A coisa que ela mais precisa nesse momento é de apoio e suporte, e não de alguém dizendo que tudo o que tu faz é "mi mi mi". A depressão é uma das experiências mais terríveis, indefesas e frustrantes que uma pessoa pode ter. Às vezes está se sentindo triste, às vezes sentindo vazia, e às vezes sentindo absolutamente nada. É totalmente bizarro. Existem momentos em que ela pode deixar alguém se sentir como se estivesse paralisado em sua própria mente, incapaz de fazer as coisas que gostava de fazer, rotina ou até as coisas que eles sabem que devem fazer, como ir trabalhar ou estudar. A depressão não é apenas um mau dia ou de mau humor e não é algo que alguém pode simplesmente "passar por cima", gravem isso. 

Continuando nossa lista gigantesca de dicas, lembrem sempre que dizer coisas como "Você vai ficar bem", "Você só precisa sair de casa", "Fica tranquila", "Logo passa", ou "Relaxa" não tem sentido algum. É fácil demais apenas dizer a alguém essas coisas passam, porque você acha ajudando, dando uma solução ou fazendo que a pessoa "pense" em melhorar, mas isso acaba sendo quase um insulto para quem passa por isso, porque sinceramente não faz a menos diferença e só menospreza nossa doença. Dizendo esse tipo de frases só faz com que a pessoa se sinta inadequada, como um brinquedo quebrado, com um defeito. A gente entende que você está apenas tentando ajudar, mas essas palavras somente nos faze sentir pior. Um abraço silencioso pode ser muito mais significativo e ajudar MUITO mais do que textos reflexivos, apenas demonstre que você esta lá.

É normal pessoas que sofrem disso tentar empurrar todos para longe, a maioria das vezes acontece sem a gente perceber e quando vemos já é tarde demais. Eu me sinto como uma granada, tento afastar ao máximo todos que amo para que quando a bomba dentro de mim exploda não atinja ninguém. Pode parecer errado, mas a última coisa que queremos é machucar alguém que amamos com alguém que foge do nosso controle. Muitas vezes nos sentimos como fardos, atrapalhando ou atrasando as pessoas. Sempre tome cuidado com o que falar, as vezes palavras doem mais que facadas. É algo obvio, mas todas pessoas precisam se sentir amadas e apoiadas por quem amam, seja com ou sem depressão. Mas quem sofre deste mal infelizmente requer um pouco mais de atenção que alguém comum, pois dependendo da situação a única coisa que as mantem ainda aqui sem cometer nenhum tipo de atrocidade são as pessoas a sua volta. 

Imagino que muitas pessoas estão pensando "Ok, mas eu preciso ceder em tudo por conta disso?", e a resposta é não. Quando houver brigas, frustrações ou discussões é importante dar um passo atrás e olhar pra como você pode ajudar a pessoa deprimida ao mesmo tempo mantendo o seu próprio senso de felicidade e realização. Seja sempre muito paciente. Converse com muita sinceridade e delicadeza sobre seus sentimentos, sobre suas preocupações e explique os limites que você precisa para criar dentro de seu relacionamento. Descubra algo que funcione para os dois, pois caso não haja um acordo entre os dois as brigas irão piorar, e isso pode até levar a outra pessoa a criar quadros depressivos! Se as vezes precisamos de espaço não se culpe por isso, entenda que a depressão não é sobre você, demonstrar culpa pode fazer com que a pessoa se sinta pior, pois nem ela controla isso.

Algo que também é de extrema importância é não fazer exigências ou cobranças em relação a doença, por exemplo "Se você não melhorar ate determinada data vou fazer tal coisa" ou "Se tu melhorar eu te dou tal coisa". Além de ser algo ridículo só faz com que a pessoa se sinta ainda mais inútil, pois além de não controlar a doença, ela também se sente impotente em não conseguir a determinada coisa. As coisas não vão acontecer magicamente só porque você ofereceu um prêmio ou disse que não faria algo, depressão é uma doença e não uma competição. Se tu faz isso por estar "cansado" de lidar com a pessoa, a melhor coisa que podes fazer num momento caso tu já tenha tentado compreender mas não conseguiu, é de afastar. É sua decisão pessoal decidir ficar ou não do lado da pessoa. 

Outra coisa extremamente importante e que muitas vezes é compreendida errado, nem sempre a pessoa que tem depressão quer ficar sozinha, da mesma maneira que nem sempre ela quer alguém 24h atras dela querendo saber como ela está. Tudo tem de ter um meio termo. Muitos supõem que as pessoas com depressão querem ficar apenas sozinhas, isoladas no seu quarto. Embora haja ocasiões em que queremos sim nosso espaço, isso não significa que queremos enfrentar nossos medos completamente sozinhos também! Experimente chamar a pessoa para algum lugar, um programa mais reservado e que ela se sinta confortável (Como visitar um parque, acampar com amigos, fazer pic-nic, visitar um museu, um dia de beleza, ir a uma grande biblioteca ou apenas tomar um café), coisas que saiam da rotina e a façam respirar outros ares. Mas também não cobre o dia todo para que a pessoa saia contigo ou faça coisas, pois acredite, as vezes também queremos ficar tranquilos na nossa cama, ler um livro ou ver uma série. 

Acredito que por último e também a coisa que mais me incomoda nisso tudo. Nunca, jamais compare suas experiencias de "tristeza" com uma depressão de verdade. Caso tu já tenha tido depressão ou conhece alguém que teve/tem e conviveu com a pessoa, tudo bem. Mas não tente comparar quando você quebrou sua unha e ficou chateada com o que uma pessoa que depressão clinicamente comprovado sente, são universos totalmente diferentes e só faz com que a pessoa se sinta mais menosprezado ainda, pois parece que aquilo não é nada, quando na realidade é uma doença muito grave. Para finalizar, não tenha vergonha ou medo de perguntar a pessoa como ela se sente em relação a tudo, deixe que ela desabafe contigo e esteja lá para ouvi-la. Os pensamentos suicidas são uma ocorrência muito mais comum do que imaginamos para as pessoas deprimidas e não há problema em perguntar discretamente como a pessoa se sente em relação a isso, estender a mão e ajudar para que não chegue a esse ponto.

É muito muito importante lembrar que a depressão não é algo que deve ser considerado drama, vergonhoso ou "querendo chamar atenção". E também quem convive com a mesma não a faz fraca ou inadequada. Ame incondicionalmente a pessoa que tem depressão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário